Solo Grampeado Verde Ecológico
A utilização do solo grampeado verde tem-se mostrado uma solução alternativa e eficiente para estabilização de taludes naturais instáveis e escavações de pequeno e médio portes, com ótima relação custo-benefício em relação aos métodos tradicionais. Sendo uma pequena variação da tecnologia de Solo Grampeado, o Solo Grampeado Verde destaca-se pelo seu aspecto visual e apelo sustentável, uma vez que nesse caso, o concreto, oriundo da metodologia usual, dá lugar ao revestimento vegetal composto por mantas ou grama em placa que podem ou não estar associadas a uma malha hexagonal de dupla torção, que protegem superficialmente o talude contra a ação de processos erosivos. A única limitação do Solo Grampeado Verde é a inclinação do talude a ser protegido, que deverá ser tal que permita a instalação e o desenvolvimento da vegetação, o que impossibilita seu uso em encostas verticais ou com inclinações muito elevadas.
O sistema de estabilização do solo grampeado verde é garantido pela força de atrito desenvolvida pelo contato entre o solo e o grampo. Os chumbadores são instalados sub-horizontalmente de forma passiva (sem pre-tensão) de modo a oferecer resistência a tração e cisalhamento aos esforços de empuxo de terra somente em caso de solicitações do terreno. A aderência solo-chumbador é garantida pela injeção de calda de cimento em alta pressão nos furos.
-Preparação do terreno
A execução do solo grampeado em encostas e taludes é realizada por etapas, podendo ser feita através do corte do terreno, de acordo com a resistência do solo, ou seguindo a conformação original do maciço, após a limpeza da superfície e remoção da vegetação existente.
Grampeamento do solo
Após a preparação do terreno, são executados os grampos. Para tanto, é realizada a perfuração do maciço utilizando-se equipamentos leves e portáteis de acordo com as características do solo. Em seguida, são instalados os chumbadores que se constituem por barras de aço CA-50 protegidos por tinta anticorrosiva e tubos de polietileno para injeção de calda de cimento. Os grampos são executados por meio de injeção de calda de cimento aditivada que garante maior trabalhabilidade e redução da segregação da mistura.
Proteção superficial contra erosão
Após o término das perfurações e injeções, é feito um revestimento do talude, com mantas biodegradáveis, grama, ou colocação de sementes, podendo ou não estar associados a malhas de aço, que aumentam a resistência do solo contra pequenos deslocamentos. Caso haja necessidade, todo o conjunto pode ser complementado por um sistema de drenagem profunda, composto por drenos subhorizontais profundos (DHP’s) para captação direta e direcionamento da água do maciço.
- Dinamismo na execução da obra;
- Execução em locais de difícil acesso;
- Aspecto visual diferenciado podendo estar associado à estética do local;
- Segurança;
- Redução de custos.
- Preservação da área permeável.