Drenagem

Drenagem
Apresentação

Consiste em dar escoamento às águas dos terrenos demasiado úmidos. A drenagem cria caminhos preferenciais para organizar o fluxo da água, afastando-a dos locais a serem protegidos, evitando assim perda de resistência do solo, erosões, assoreamentos e a pressão hidrostática.

Aplicação

Drenagem superficial

Barbacãs

São drenos curtos (aprox. 0,5m) com a função de retirar a água acumulada atrás de um muro de contenção que pode causar aumento da pressão no muro. De comprimento pouco maior do que a espessura do muro onde está instalado, e sua extremidade interna (dentro do solo) está envolta uma tela de nylon com a função de filtração. É um procedimento de drenagem pontual que deve ser projetado para abranger toda a superfície do paramento, respeitando espaçamentos especificados em projeto.

Fita Dreno

As fitas drenos são colocadas na superfície do talude ou muro de contenção entre o solo e o paramento de concreto. Captam águas superficiais evitando o contato com o muro direcionando-as para os barbacãs, DHP ou canaleta no “pé” do talude ou muro.

Drenagem Profunda

Dreno Horizontal Profundo (DHP)

São tubos plásticos perfurados e recobertos com tela de nylon em sua extremidade interna com a função de filtração. Trabalham como elemento de captura de águas profundas ao longo do corpo do talude. Baseado na sondagem são locados de acordo com projeto executivo, acarretando na precisa coleta e organização do fluxo de águas profundas provenientes de lençol freático ou infiltradas, evitando que aflorem na superfície do talude ou do muro de contenção. Devidamente executados tem como função principal aliviar a pressão hidrostática do local.

Características
  • Minimiza as condições de subpressão existente (alívio da pressão hidrostática);
  • Eduz, afasta e organiza as redes de fluxo de água;
  • Aumenta a estabilidade do talude ou do muro de contenção.
-