Armazéns Graneleiros
Os armazéns de grãos são instalações rurais ou industriais para armazenamento, cujo objetivo principal é a guarda dos materiais, de modo a protegê-los contra perdas e deterioração devido à ação de intempéries. O projeto deve seguir o tipo de produto a ser estocado no armazém, sendo que a construção é geralmente executada em estruturas metálicas ou em concreto armado. Neste último caso, a tecnologia de Concreto Projetado Por Via Úmida Fluxo Denso oferece uma alternativa econômica e segura em relação ao método tradicional de execução por meio da utilização de fôrmas e bombeamento de concreto, possibilitando um aumento de produtividade, redução de desperdício de materiais e aumento da vida útil da estrutura.
O concreto projetado pode ser utilizado para a execução das paredes de silos classificados como irregular, áspero ou suave. O traço característico do concreto e a alta pressão de lançamento obtida pela utilização de bomba a pistão garantem uma elevada compacidade e uma superfície de baixa permeabilidade. Além disso, o acabamento pode ser executado imediatamente após a execução através de diversas formas, desde o rústico (chapiscado) até o desempenado. O concreto projetado segue a conformação da geometria do armazém, podendo ser executado tanto em superfícies curvas ou retilíneas, quanto em superfícies verticais ou horizontais (de baixo para cima). Dessa forma, ele pode ser utilizado com eficiência para a execução de paredes estruturais horizontais e inclinadas. Além disso, ele pode ser aplicado diretamente contra o terreno, permitindo a execução de silos enterrados e semi-enterrados.
A execução de reforço e recuperação de paredes do silo, fundo de lajes, vigas e pilares podem ser realizadas diretamente contra o substrato, após a escarificação do concreto e a limpeza da superfície para remoção de impurezas, que garantem a aderência entre o concreto novo e o velho. A eliminação de fôrmas de concretagem permite a redução de custos de materiais e do tempo de execução da obra.
O concreto projetado é uma ótima alternativa para a recuperação da camada de cobrimento ou revestimento de paredes de silos metálicos utilizados para o armazenamento de materiais perigosos sólidos ou líquidos. A baixa permeabilidade e alta compacidade do concreto projetado evita a corrosão da estrutura metálica, previne vazamentos e a contaminação do solo, além de não alterar as propriedades químicas e a qualidade do material.
Além disso, o concreto projetado pode ser utilizado para a execução de estruturas auxiliares dos armazéns, tais como, contrafortes, canais e muros de contenção.
Características do concreto projetado
O Concreto Projetado Por Via Úmida Fluxo Denso é definido como o transporte de concreto usinado, bombeado através de tubulações e mangotes em alta pressão através de bomba hidráulica. O grande diferencial do Concreto Projetado Por Via Úmida Fluxo Denso está na forma de aplicação e no traço do concreto, que já vem da usina preparado com a correta dosagem e relação A/C, que não alteram as propriedades do concreto durante o seu lançamento, garantindo, assim, a resistência e as propriedades do material especificadas em projeto. O ar comprimido é adicionado na ponta do mangote somente para garantir o efeito “spray”. A elevada velocidade de lançamento permite uma alta compacidade, homogeneidade e uma ótima aderência ao substrato, reduzindo a reflexão e o desperdício em obras. A utilização de bomba hidráulica a pistão leva a uma elevada produtividade final(até 30 m3/dia). E o traço característico do concreto projetado por via úmida fluxo denso garante uma menor permeabilidade e um maior desempenho estrutural.
Para a projeção de concreto é necessário somente um anteparo na superfície de aplicação. Não é necessária a execução de dupla-fôrma. Com isso, obtém-se uma sensível economia de materiais e redução de desperdícios na obra, além de uma diminuição do tempo de execução.
A projeção de concreto pode ser realizada em estruturas reforçadas com barras de aço ou telas eletro soldadas. Além disso, é possível adicionar fibras de aço ou sintéticas, além de aditivos (super e hiper plastificantes, impermeabilizantes, etc.) e aglomerantes (pozolana, escória de alto forno, etc.), de modo a se obter um concreto de alto desempenho.
- Rapidez na execução
- Melhor controle da relação água/cimento;
- Baixa reflexão (5% na superfície vertical e, até 20% na horizontal);
- Maior produtividade;
- Elevada compacidade;
- Excelente acabamento;
- Melhor desempenho estrutural;
- Ótima relação custo-benefício.