Construção de Pista de Skate

Construção de Pista de Skate
Apresentação

A prática de skate contribui para a socialização e o estímulo à economia regional.O Brasil é o 2º país líder em skate no mundo e o 3º maior mercado consumidor,possuindo aproximadamente três milhões de adeptos. Existem mais de 700 pistas deskate, sendo 500 públicas, distribuídas em 250 municípios.

O desenvolvimento de uma pista de skate apresenta um alto grau de complexidade e envolve a participação de profissionais de diversas áreas e ramos de atividade. Da elaboração do projeto à sua execução, todos os detalhes construtivos devem ser minuciosamente avaliados e acompanhados. É importante a revisão periódica do projeto e a participação de profissionais de skate durante toda a sua concepção. Durante a fase de construção deve ser dada atenção especial à drenagem e ao acabamento.

A tecnologia de Concreto Projetado Por Via Úmida garante uma ótima relação custo-benefício através da rapidez de execução, economia de materiais e elevada durabilidade estrutural.

Características do Concreto Projetado

O grande diferencial do Concreto Projetado Por Via Úmida Fluxo Denso está na forma de aplicação e no traço do concreto, que já vem da usina preparado com a correta dosagem e relação A/C, que não alteram as propriedades do concreto durante o seu lançamento, garantindo, assim, a resistência e as propriedades do material especificadas em projeto. O ar comprimido é adicionado na ponta do mangote somente para garantir o efeito “spray”. A elevada pressão de lançamento garante uma alta compacidade, homogeneidade e uma ótima aderência ao substrato, reduzindo a reflexão e o desperdício em obras. A utilização de bomba hidráulica a pistão proporciona uma elevada produtividade de até 30 m3/dia. Além disso, o traço característico do concreto projetado por via úmida fluxo denso garante uma menor permeabilidade e um maior desempenho estrutural.

Execução

Para a projeção de concreto é necessário somente um anteparo na superfície de aplicação. Não é necessária a execução de dupla-fôrma. Em pistas de skate enterradas sob solos coesivos, pode-se executar a projeção diretamente contra o terreno, após a escavação e fixação da armadura. Em pistas elevadas ou em solos de baixa coesão (arenosos), a projeção é executada contra um anteparo (fôrma de madeira ou metálica).

Com isso, obtém-se uma sensível economia de materiais e redução de desperdícios na obra, além de uma diminuição do tempo de execução.

A projeção de concreto pode ser realizada em estruturas reforçadas com barras de aço ou telas eletro soldadas. É possível adicionar fibras de aço ou sintéticas para controle de fissuração durante a hidratação do concreto e ao longo da vida útil da estrutura, além de aditivos (super e hiper plastificantes, impermeabilizantes, etc.) e aglomerantes (pozolana, escória de alto forno, etc.), de modo a se obter um concreto de alto desempenho, garantindo uma elevada durabilidade estrutural.

A aplicação pode ser realizada em superfícies curvas ou retilíneas, seguindo o formato da pista de skate definida em projeto. Além disso, o acabamento (sarrafeado ou desempenado) é feito imediatamente após a projeção de concreto, de uma única vez, deixando a superfície pronta para o uso. Dessa forma, não é necessária a execução de camada de regularização após a concretagem.

Aplicação

A aplicação pode ser realizada em superfícies curvas ou retilíneas, seguindo o formato da pista de skate definida em projeto. Além disso, o acabamento é feito imediatamente após a projeção de concreto, de uma única vez, deixando a superfície pronta para o uso. Dessa forma, não é necessária a execução de camada de regularização após a concretagem.

Benefícios
  • Rapidez de execução;
  • Baixa reflexão;
  • Maior durabilidade e desempenho estrutural;
  • Elevada compacidade;
  • Economia de materiais.